Sobre o evento

Chamamento Público para Curso de Teatro Musical e Oficina de Produção Cultural

A Equatorial Maranhão e a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão têm o prazer de apresentar este chamamento para artistas, produtores culturais e fazedores de arte de todo o estado. Serão realizados no início de 2022, dois cursos de forma gratuita, para os quais haverá uma seleção e as inscrições estarão abertas a partir de 1º de novembro.

1. Do objeto: O Curso de Teatro Musical será ministrado por Miguel Falabella, ator, diretor e dramaturgo, e Guilherme Terra, maestro e professor de canto, ambos nomes de grande renome no mercado de Teatro Musical Brasileiro, e nele os/as participantes terão a oportunidade de vivenciar a realidade de uma sala de ensaios de um grande musical, com profissionais que estão nesse mercado há muitos anos.

A Oficina de Produção Cultural será coordenada por Jô Santana, ator, produtor e diretor artístico da Fato Produções, Renato Araujo, produtor cultural e Marcia Uchôa, gestora cultural. Os/as participantes serão orientados a respeito de questões técnicas e práticas importantes para viabilizar projetos culturais, seja através de editais de fomento e editais incentivados por leis estaduais ou federais ou por outros meios, como financiamentos coletivos e patrocínios diretos.

2. Das vagas: Serão 40 vagas para o Curso de Teatro Musical e 20 vagas para a Oficina de Produção Cultural.

3. Do local: Os dois cursos acontecerão no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

4. Do período e da carga horária: A Oficina de Produção Cultural ocorrerá entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2022 com carga horária de 12 horas. O Curso de Teatro Musical ocorrerá entre os dias 01 e 16 de fevereiro de 2022 com carga horária de 100 horas;

5. Dos pré-requisitos: Poderão inscrever-se no Curso de Teatro Musical artistas residentes no Maranhão, que tenham mais de 18 anos e possam comprovar alguma formação/experiência em, pelo menos, uma das habilidades exigidas no Teatro Musical: atuação, canto e dança.

Para a Oficina de Produção Cultural, poderão inscrever-se quaisquer interessados com mais de 18 anos, residentes no Maranhão.

6. Das inscrições: As inscrições, para o Curso de Teatro Musical e para a Oficina de Produção Cultural estarão abertas de 1º novembro a 20 de dezembro, por meio do link (http://marromomusical.com.br) que será divulgado nas redes do projeto Marrom, O Musical e da Equatorial Energia

7. Dos promotores dos cursos: Os cursos serão promovidos pela Fato Produções Artísticas, responsável por inúmeras produções teatrais em seus 30 anos de história, incluindo os três espetáculos da Trilogia do Samba, idealizada por Jô Santana: “Cartola – O Mundo é um Moinho”, “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e “Marrom, o Musical”, este último que estreará em 2022, com texto e direção de Miguel Falabella, e levará aos palcos de diversas cidades do Brasil um pouco da história e das tradições do Maranhão, através da obra da grande Alcione. Além disso, a Fato tem promovido diversas ações de formação e qualificação de artistas, como as duas Oficinas de Teatro Musical Negro, realizadas no Rio de Janeiro em 2018 e em São Paulo em 2019, e deverá promover, em 2022, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, um Curso Livre de Teatro Musical Negro, com duração de 3 semestres.

8. Da seleção: A seleção será realizada pela equipe criativa de “Marrom, o Musical” e o resultado será anunciado ainda no mês de dezembro, para ambos os cursos.

9. Do certificado: Serão emitidos certificados para os/as participantes de ambos os cursos que tenham, no mínimo, 90% de presença no curso. Com carga horária de 100 horas para o Curso de Teatro Musical e de 12 horas para a Oficina de Produção Cultural.

10. Considerações Gerais: Interessados/as poderão participar dos dois cursos, caso queiram e sejam selecionados/as. Serão cumpridos todos os protocolos necessários para prevenção à Covid19, no momento de realização de cada um dos cursos.

Espetáculo em homenagem a Alcione

Patrocínio

Realização

Produção Local